FIBRAS
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FIBRAS

As fibras são compostos alimentares que não são digeridos pelas enzimas gastrointestinais e que apresentam diversos benefícios ao organismo. Podem ser classificadas em Solúveis ou Insolúveis conforme sua solubilidade em água e a maioria dos alimentos apresenta os dois tipos de fibras.
As Fibras Solúveis são solúveis em água, formando um gel que proporciona saciedade por maior tempo e contribui no processo de emagrecimento. Além disso, através do seu consumo é possível retardar a absorção de glicose no organismo (diminuindo o índice glicêmico), bem como os níveis de colesterol. As Fibras Solúveis melhoram ainda a microbiota intestinal, protegendo contra o câncer.
As Fibras Insolúveis, por sua vez, estimulam o bom funcionamento intestinal pois aumentam o bolo fecal e contribuem para a prevenção da constipação. São capazes de absorver algumas substâncias tóxicas no intestino, melhorando a saúde digestiva.
De forma geral, as fibras são partes fundamentais de uma alimentação saudável e funcionam como substratos para a proliferação de bactérias benéficas ao organismo, para a melhora da absorção de nutrientes, além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de uma ingestão acima de 25g de fibras ao dia, sendo que essa quantidade varia de acordo com sexo e faixa etária.
As fibras alimentares estão presentes em verduras, legumes, grãos, cereais, sementes e frutas. Na Semana Light, as fibras estão presentes em todos os nossos pratos! Escolha o que mais combina com você!
É importante ressaltar que o consumo de fibras deve estar sempre associado à ingestão adequada de água, para o melhor aproveitamento de seus benefícios.

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