POR QUE É TÃO IMPORTANTE CONSUMIR FIBRAS?
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POR QUE É TÃO IMPORTANTE CONSUMIR FIBRAS?

Com o passar dos anos e o aumento da industrialização dos alimentos, os hábitos alimentares estão sofrendo cada vez mais alterações, levando ao aumento do consumo dos alimentos ultraprocessados e com cada vez menos fibras alimentares.

A associação de uma alimentação inadequada com o baixo consumo de fibras e sedentarismo está cada vez mais ligada a doenças como: constipação, hemorroida, doença diverticular, neoplasia de cólon, obesidade, dislipidemias e doenças cardiovasculares.

As principais funções das fibras estão na promoção de um bom funcionamento intestinal, redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose sanguínea. Além disso, facilita a digestão e promove a sensação de saciedade.

Existem 2 (dois) tipos de fibras, solúveis e não solúveis.

As solúveis atuam no estômago e intestino delgado, e tornam a digestão mais lenta, o que leva a uma melhora da digestão de nutrientes, principalmente carboidratos e gorduras. Essas fibras são encontradas nas frutas, verduras e nos cereais (aveia, cevada, linhaça etc.).

Já as fibras insolúveis têm a função de acelerar o trânsito intestinal, auxiliando no tratamento e prevenção de constipação intestinal. Este tipo de fibra é muito importante na prevenção do câncer de intestino, já que sua atuação ocorre na parte inferior do intestino grosso. As fontes de fibra insolúvel são as frutas, verduras e legumes, principalmente nas cascas, alimentos integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), entre outros. Outras fontes importantes são as bactérias, como dos lactobacillus presentes em iogurtes e leite fermentados.

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