R$ 0,00 0
R$ 0,00 0

MAS AFINAL, O QUE SÃO CARBOIDRATOS?

Independentemente do hábito alimentar de cada pessoa, os carboidratos sempre estão presentes no prato dos brasileiros, seja no pãozinho ou na fruta do café da manhã; no arroz, na batata do almoço ou jantar.

Atualmente os carboidratos têm sido considerados os vilões da alimentação. E sim, dependendo da fonte de carboidrato e da quantidade, podem sim atrapalhar quem deseja perder peso, por exemplo. Mas isso não quer dizer que qualquer alimento fonte de carboidrato deva ser eliminado no cardápio, já que a principal função deles é gerar energia para nossas células. Basta escolher os alimentos adequados e viver em equilíbrio.

Ao ingerirmos os carboidratos, glicose é fornecida na corrente sanguínea, trazendo alguns benefícios como:

- Funcionamento do cérebro: o cérebro é um dos órgãos que não funcionam sem glicose e uma diminuição exagerada do consumo faz com que o organismo utilize a proteína como fonte de energia, fazendo com que haja a produção de corpos cetônicos, o que pode causar dores de cabeça, mau hálito, insônia, alteração de humor, entre outros sintomas.

- Proteção dos músculos: quando o corpo possui a quantidade correta de carboidratos, não é utilizada a energia das proteínas, que podem desempenhar o seu papel na reparação muscular de microlesões da prática de exercícios físicos e manutenção correta da massa muscular.

Além disso, os carboidratos complexos promovem maior saciedade e são aliados do humor e bem-estar por afetar a produção de serotonina.

As fontes de carboidratos são divididas em simples e complexos.

Os carboidratos simples têm sua digestão e absorção com maior velocidade e como fonte o açúcar refinado, pão de trigo (francês), macarrão, doces em geral.

Já os carboidratos complexos possuem mais fibras e, por isso, uma digestão e absorção mais lenta, gerando maior saciedade, têm como fontes alimentos integrais (pão integral, arroz integral, macarrão integral), frutas, verduras, legumes e cereais (aveia, linhaça, chia, entre outros).

O cardápio da Semana Light é planejado para atender a todas as necessidades, levando uma refeição equilibrada e saudável diariamente para a sua mesa. Consulte nosso cardápio e escolha o que mais se encaixa na sua vida!

fique por dentro das nossas novidades

BLOG